O SECOM tem desempenhado um papel essencial na defesa dos direitos dos trabalhadores em Indaiatuba, por meio de ações coletivas lideradas pelo departamento jurídico. Recentemente, uma dessas ações resultou em benefícios a cidade.
O SECOM moveu uma Ação de Cumprimento na Vara do Trabalho de Indaiatuba sob uma rede de supermercados, que descumpriu de maneira recorrente a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (2018/2019) ao não conceder o Descanso Semanal Remunerado (DSR) dentro de sete dias, incluindo o feriado de 1º de janeiro de 2019.
A ação foi bem-sucedida em segunda instância, no Tribunal Regional do Trabalho TRT15 de Campinas e o SECOM obteve uma vitória ao assegurar uma indenização a coletividade no valor de R$ 30 mil, revertido imediatamente pelo SECOM a uma entidade pública em Indaiatuba, responsável pelo atendimento médico, psicológico e de fisioterapia para trabalhadores com doenças ocupacionais.
E ontem, dia 1º de agosto, Luciano Ribeiro, presidente do SECOM, entregou pessoalmente os equipamentos adquiridos por meio dos recursos da ação ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, e foi recepcionado pela coordenadora Gabriela de Lima e profissionais da equipe multidisciplinar, além de autoridades municipais como o prefeito Nilson Gaspar “Essa parceria demonstra a dedicação contínua do SECOM em melhorar as condições de trabalho e o bem-estar dos trabalhadores locais. Mais uma vez o SECOM trazendo novidades e iniciativas em prol do desenvolvimento das cidades”, ratificou Nilson.
Os itens adquiridos, incluindo softwares, computadores, eletrônicos, mobília, aparelhos de fisioterapia e ar condicionado, irão fortalecer os serviços prestados pelo Cerest em benefício dos trabalhadores das cinco cidades sob sua jurisdição. “Temos também uma questão educativa junto ao Ministério do Trabalho e da Saúde, além de capacitações e todos os equipamentos serão absolutamente fundamentais para essas ações”, comentou Gabriela de Lima.
Assista ao vídeo no link: https://youtu.be/oscnnJ_O7QU