O projeto Fênix, da Fecomerciários, implementado a partir da iniciativa do presidente Luiz Carlos Motta no 28º Congresso Sindical, registrou mais etapa da sua aplicação na prática em todas as unidades sindicais do Estado de São Paulo.
No Centro de Estudos da Federação em Campinas, o presidente do SECOM e diretor de Relações Jurídicas e Trabalhistas da Fecomerciários, Luciano Ribeiro, coordenou os pilares de assuntos jurídicos e da comunicação, sempre com o foco no desenvolvimento e consolidação do trabalho realizado em prol do comerciário.
Na parte da manhã, com a participação da presidente do Sindicato de Mogi Guaçu, Solange Castro e o advogado, Dr. João André Vidal, foi apresentada a coordenação e assessoria técnica, metodologia e temas dos próximos encontros e oficinas, além do debate da contribuição assistencial sob o ponto de vista da recente decisão do STF; ações para combate da atuação anti sindical com ferramentas do Ministério Público do Trabalho e também com intervenções administrativas e jurídicas; e o domingo da Mulher 1×1, devido a eminência de uma decisão do STF.
Já a tarde, Luciano, acompanhado do presidente do Sindicato de Bragança Paulista, João Fuentes e Robson Gil, jornalista responsável da Fecomerciários, coordenou o painel sobre comunicação e as suas inúmeras possibilidades com as redes sociais. “Foi importante apresentarmos o nosso modelo de comunicação que pode ser um norte para as instituições. É uma comunicação verdadeira e real do dia a dia”, comentou Luciano, que teve o suporte do gerente da @whollybrasil, @rafapaco, responsável pela comunicação estratégica do SECOM.
Até para exemplificar e compartilhar conhecimento e ideias aos demais sindicatos, a agência @whollybrasil com o gerente @rafapaco apresentou o modelo aplicado nas redes sociais do @sousecom e os resultados expressivos alcançados junto à comunidade comerciária, além da credibilidade junto a sociedade.