Nesta quarta-feira, dia 30, o presidente do SECOM, Luciano Ribeiro, esteve no Seminário ‘Jovem Aprendiz e Estágio’, realizado no Clube dos Comerciários em Sorocaba, que foi organizado pelo Sindicato dos Empregados do Comércio – Sindcomerciários, presidido por Milton Matias “Zico”, com o objetivo abordar os direitos dos jovens aprendizes, as responsabilidades das empresas e a atuação do Ministério Público na fiscalização.
O encontro teve a presença do Desembargador do 15ª TRT e Presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil, João Batista Martins César, o Juiz do Trabalho da 4ª Vara de Sorocaba e coordenador do Juizado Especial da Infância e da Adolescência (Jeia), Valdir Rinaldi Silva, e o vice-procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo Lira, que representou procurador, Gustavo Rizzo Ricardo. Eles compartilharam visões e abordagens valiosos sobre como garantir um ambiente de trabalho seguro e justo para os jovens.
Luciano Ribeiro, diretor para Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Fecomerciários, ao lado do advogado Adriano Lopes Prieto e do Relações Institucionais da Federação, Márcio Israel, destacou a importância de eventos para a troca de experiências e que estão alinhadas com o combate realizado pelo SECOM.
“A participação do SECOM é uma demonstração do compromisso em apoiar a proteção e a valorização dos trabalhadores, especialmente aqueles que estão iniciando suas trajetórias profissionais. Temos identificado muitos problemas de abuso com estágio irregular e que combatemos com o suporte do Ministério do Trabalho e ações coletivas”, comentou Luciano.
Destacou a parceria da Fecomerciários, presidida por Luiz Carlos Motta, com as autoridades e a visão da entidade em difundir essas informações para todo o Estado de São Paulo com os sindicatos para a proteção da criança e adolescente.