Sempre buscando proporcionar aos trabalhadores o cumprimento da legislação trabalhista, o SECOM conta com um departamento jurídico especializado para casos que sejam necessárias ações judiciais coletiva para defender e indenizar os trabalhadores por irregularidades cometidos pelas empresas.
E a partir de 15/04 segunda-feira, 77 trabalhadores da empresa RFR Indy Reclycling Comércio e Reciclagem de Metais, localizada no Distrito Industrial, em Indaiatuba, devem ir à unidade do SECOM para receberem indenizações/insalubridade em virtude do não pagamento do adicional de insalubridade em grau médio em virtude do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs no período de 2013 a 2018, configurando o descumprimento das leis trabalhistas, que se enquadram nas Normas de Saúde e Segurança do Trabalhador.
O SECOM iniciou a ação civil publica e obteve êxito em 1ª e 2ª instância na Justiça do Trabalho no valor total superior a R$406 mil e nesta semana, o presidente do SECOM, Luciano Ribeiro e o diretor, Carlos Eduardo, estiveram na empresa para notificar os trabalhadores e fixar no mural de aviso a listagem dos trabalhadores beneficiados pela ação.
Vale ressaltar que este mês é realizado o movimento Abril Verde, que ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho, protegendo assim os trabalhadores e também a empresa de possíveis intercorrências. “É um mês que valoriza o tema e o SECOM sempre está atento para proteger os trabalhadores de maneira efetiva e ética, pois representamos uma categoria extremamente importante, além de pensarmos na família de todos, e o cuidado com a saúde e proteção no ambiente de trabalho é primordial”, comenta o presidente Luciano do SECOM.
Os convocados trabalhadores devem se dirigir até a sede do SECOM em Indaiatuba, localizada na Rua Pedro Gonçalves, nº 445 – Jardim Pau Preto, sempre com um documento original com foto a partir de segunda-feira, dia 15, sempre das 8h às 18h.
Confira a listagem dos trabalhadores atendidos com a ação no link bit.ly/AçãoColetivaRFRIndy
E se você, trabalhador, tiver dúvidas ou quer apontar problemas na sua empresa sobre Saúde e Segurança ou qualquer outro tema acione a equipe do SECOM para que possa ser verificada a denúncia.
Confira o vídeo no link: https://youtu.be/ogV5lGF5JTc