Ontem e hoje, o presidente do SECOM, Luciano Ribeiro esteve nas cidades de Boituva, Indaiatuba, Itu e Salto para notificar trabalhadores de 5 empresas para receberem indenizações de ações coletivas realizadas pelo SECOM em prol da classe trabalhadora.
Ao todo são 92 trabalhadores prejudicados por descumprimento convencional da categoria e da legislação trabalhista e que receberão mais de R$ 450 mil em multas pagas pelas empresas.
Confira no link bit.ly/TrabalhadoresConvocados a lista dos trabalhadores beneficiados e que deverão comparecer presencialmente nas unidades, munidos de documento com foto e no horário comercial.
Casos – Após denúncias, foram identificadas irregularidades na Loja Cybelar em Boituva, que exigiu por mais de 2 horas extras diárias de 31 empregados, de setembro de 2012 a agosto de 2013 e na César Calhas do Jardim Alice, em Indaiatuba, deixou de elaborar documentos de 8 funcionários, relativos a Medicina e Segurança do Trabalhador em 2018.
Em Itu, o Centro Automotivo Impacto não fez a homologação de 14 empregados, de setembro de 2019 a agosto de 2020; o MiniMercado Gonçalves (PegPague Ituano) do Jardim Alberto Gomes, de setembro de 2018 a janeiro de 2019, descumpriu norma e não pagou para 9 trabalhadores garantias por trabalho em dias considerados feriados, além de exigir o trabalho por mais de 8 horas e após as 18 h e antes das 8 horas no Natal e Ano Novo.
Por fim, a Casas Pernambucanas em Salto deixou de efetuar à 30 empregados a compensação de horas e remuneração de horas extras nos moldes da lei, exigiu mais de 02 horas extras diárias, não concedeu o DSR dentro do período de 7 dias e também não cumpriu as normas para trabalho em dias considerados feriados, descumprimentos esses do instrumento coletivo de trabalho relativo ao período de setembro de 2014 a agosto de 2015.