A atuação é diária e atenta a todos os detalhes, desde o cumprimento das legislações trabalhistas e jurídicas em parceria com as instituições fiscalizadoras até o bem-estar do trabalhador com a concessão de inúmeros benefícios.
E ouvir os trabalhadores do comércio é um dos pilares de atuação. Recentemente, o SECOM tomou conhecimento sobre a ausência de registro em carteira de trabalho dos funcionários da unidade VestCasa Mega Loja de Boituva e o Ministério do Trabalho e Emprego comprovou in loco e autuou a empresa, pois nenhum dos 7 colaboradores da empresa não estavam registrados, descumprindo a legislação trabalhista vigente, bem como a CCT. Vale ressaltar que a empresa foi notificada ainda em julho e mesmo com o prazo de regularização concedido não tomou as medidas devidas.
E nesta semana, o presidente do SECOM, Luciano Ribeiro, acompanhado do diretor Carlos Eduardo, esteve na unidade para entregar uma notificação recomendatória visando a orientação de todos os trâmites que devem ser seguidos pela empresa com base na legislação vigente, reforçando a ação do Ministério do Trabalho.
“É fundamental esse contato do trabalhador com o SECOM para que possamos orientar a empresa e com o apoio das instituições de fiscalização como o Ministério do Trabalho atuar de forma efetiva e de proteção ao comerciário”, explica Luciano.
O trabalhador do comércio que identificar alguma irregularidade ou para esclarecer alguma dúvida sobre o cumprimento da legislação deve acionar o SECOM diretamente nas unidades ou acionar a equipe enviando uma mensagem no link https://secom.org.br/denuncias/